Blog 4º Ano A - Lila
Sexta, 18 de Abril de 2014
Projetos

Blogs
PROJETO DE LEITURA: FÁBULAS
PROJETO MEIO AMBIENTE: NOSSA CASA, NOSSA TERRA

Links
VIAGEM ESPACIAL

Histórico

 Às 00:00 h do dia 00/00/0000

ESTOU FELIZ COM A SUA VOLTA!!!!!

   



(4)Comentário(s)
Profra Lila



 Às 21:08 h do dia 02/02/2009

Olá pessoal!!!!

   

  



Esse é o nosso espaço. É o espaço de vocês, ciranças, de vocês pais, de vocês que estão interessados em um espaço de interação. Aqui, APRENDEMOS, CONSTRUIMOS E REGISTRAMOS nossas descobertas e aprendizagens. Sintam-se á vontade para comentar, sugerir ou criticar. Será muito grafificante receber a sua visita virtual.

  



(17)Comentário(s)
Profrª Lila



 Às 18:27 h do dia 03/02/2009

ATENÇÃO!!

   

 
 

Não deixem de visitar o nosso blog do meio ambiente "NOSSA TERRA, NOSSA CASA"! Basta clicar na imagem abaixo.

Um abraço carinhoso, Lila

 

 



(8)Comentário(s)
Profrª Lila



 Às 22:01 h do dia 04/02/2009

ESTAMOS FELIZES COM A SUA CHEGADA!

   

 

Mais um ano se inicia! Foi com grande alegria e entusiasmo que recebemos vocês, crianças, para mais um ano de deliciosas aventuras pelos caminhos da aprendizagem. É maravilhoso ver nossa escola cheia de vida outra vez, pois sem vocês, ela não existe. Sejam muito bem vindos a mais uma etapa que se inicia em suas vidas. Sonhem, descubram, investiguem, VIVAM!!!! Nós estaremos junto com você nessa caminhada. Confira nossa galeria clicando no arco-íris.

 

 



(4)Comentário(s)
Pfra. Lila



 Às 21:39 h do dia 05/02/2009

FORMAÇÃO CONTINUADA

   

 

         

A busca pelo conhecimento e pelo crescimento pessoal e profissional é uma constante no perfil do educador Lourdinas. Para isso, a equipe teve um encontro durante a última semana de janeiro, com o educador e escritor Guilherme Pereira, autor do fabuloso livro didático de Geografia, “PARAÍBA”, com o qual iremos trabalhar junto aos alunos.Foi uma oportunidade muito enriquecedora. Deixamos aqui registrado nossos agradecimentos ao professor Guilherme por nos proporcionar agradáveis momentos de aprendizagem e crescimento. 

 

 

 



(3)Comentário(s)
Pfra. Lila



 Às 22:30 h do dia 17/02/2009

“VIAJANDO” PELO ESPAÇO!

   

 

Atenção senhores passageiros... Apertem os cintos e preparem-se para embarcar numa fantástica aventura pelo Universo... Visando ampliar, de forma prazerosa e “colorida” os conhecimentos sobre a organização física do mundo atual, simulamos uma viagem pelo espaço, onde oportunizamos aos alunos sistematizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com muito entusiasmo e empolgação por parte das crianças, iniciei a “viagem” pelo espaço, mostrando a Via Láctea, o Sistema Solar e por fim o nosso planeta, de uma beleza inesquecível, vista do espaço. Chegando mais “perto” da Terra, pudemos observar a organização dos continentes, oceanos e linhas imaginárias. Depois de questionarem, se expressarem livremente e fazerem suas anotações, terminamos nosso “passeio” virtual com mais sede de saber..

Foi muito gratificante perceber o entusiasmo e interesse das crianças nessa simulação cheia de cores e movimentos! Foi uma aventura e tanto!

 

 

(8)Comentário(s)
Pfra: Lila



 Às 22:02 h do dia 21/02/2009

APRENDENDO E VIVENCIANDO O CARNAVAL

   

 

Carnaval é alegria, mas também é conhecimento, cultura. Por isso, durante a semana que antecedeu essa contagiante festa, as crianças conheceram um pouco da história do carnaval, especificamente da Paraíba e seus blocos carnavalescos do Folia de Rua, através de pesquisas, textos e discussões em sala.. Essas atividades proporcionaram às crianças ampliar seus conhecimentos sobre essa festa tão brasileira e que apresenta características específicas de acordo com o lugar e suas tradições..

Fechando a semana, os alunos participaram de mais um animado Lourdfolia pelas ruas do bairro. Foi muito legal!!!!

  
  

 

 

 

(4)Comentário(s)
Pfra: Lila



 Às 20:25 h do dia 07/03/2009

PARAÍBA DOS MEUS SONHOS

   

 

 

Ao longo do ano, teremos como foco central em História e Geografia, o Estado da PARAÍBA. Nosso estado será estudado através do Projeto PARAÍBA DOS NOSSOS SONHOS, no qual teremos atividades diversificadas que vão desde aulas teóricas a aulas práticas e virtual.

O computador é um importante recurso pedagógico na aprendizagem das crianças, especialmente nos Projetos. Por isso, utilizando a aula de informática como uma aliada ao andamento das atividades desenvolvidas nos Projetos, as crianças fizeram um divertido e significante city tour virtual, antecipando o city tour real que farão nos próximos dias.

Esse tour virtual poderá ser feito por qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco da nossa bela e verde capital, João Pessoa, cidade do Sol nascente. Para isso, basta clicar na palavra abaixo.

                           city tour virtual 

                  



(5)Comentário(s)
Profrª Lila



 Às 19:56 h do dia 13/03/2009

RESGATANDO ÀS NOSSAS RAIZES

   
 

 

 

  

 Aliando a prática à teoria, o que é uma constante em nosso trabalho, realizamos um City tour pelas cidades de João Pessoa e Cabedelo, procurando resgatar o caminho dos colonizadores e a história da “Parahyba do Norte”. Foi bastante significativo conhecer a origem da nossa cidade e descobrir locais que fazem parte da remota “Parahyba”, a história de cada um e algumas curiosidades.Como a terceira cidade mais antiga da Paraíba, João Pessoa tem uma rica e encantadora História. Cada praça, cada monumento, cada igreja que fez parte dessa história, guarda um mistério e uma grande carga de emoção pelo que representou e representa para o reencontro com as nossas raízes. É fundamental conhecermos nossas raízes para aprendermos a valorizar e respeitar toda a beleza e riqueza que guarda nossa bela e verde capital. Nossa aula teve início no centro da cidade - nossa primitiva "Parahyba do Norte” - passando pelo ponto mais oriental das Américas, Estação Cabo Branco, Casa de José Américo, praias do cabo Branco, Tambaú, Bessa, Intermares (destacando as tartarugas urbanas) e terminando no inigualável pôr do sol na praia fluvial do Jacaré, tendo como companheira a lua cheia, que somada à beleza do Sol se pondo, nos presenteou com um espetáculo de beleza inigualável.

Não deixe de conferir nossa galeria de fotos clicando aqui! Beijos no coração.

 

 

 

  


(12)Comentário(s)
Profra. Lila



 Às 09:46 h do dia 14/03/2009

TEXTO COLETIVO SOBRE A HISTÓRIA DA PARAÍBA

   

Oi galerinha!!!

Parabéns pelo interesse e participação na produção desse texto! Adorei!!! Não resta dúvidas de que vocês realmente aprenderam sobre a História do nosso querido Estado.

Beijinhos  

 

RESGATANDO A HISTÓRIA DA PARAÍBA   

      Antes de surgir a Paraíba, nessas terras viviam os índios Potiguara e Tabajara que eram inimigas.

      Os portugueses fizeram várias tentativas para conquistar a Paraíba. Só conseguiram na quinta expedição, quando o português João Tavares fez um acordo com o índio Piragibe (da tribo Tabajara), às margens do rio Sanhauá.. Isso ocorreu no dia 5 de agosto de 1585, mas somente em novembro do mesmo ano, a cidade começou a ser construída.

        Com o objetivo de aprender mais um pouco sobre a História da nossa Paraíba, realizamos um city tour  pelas cidades de João Pessoa e Cabedelo, onde conhecemos vários pontos importantes que fazem parte dessa História.

        O primeiro lugar visitado foi o Centro Histórico onde conhecemos o Hotel Globo, construído em 1912. Nesse local, ouvimos uma interessante palestra sobre a história do lugar. Do Hotel, temos a visão do rio Sanhauá, conhecido como o berço de João Pessoa (antiga Parahyba do Norte).

        Outros locais visitados, ainda no Centro Histórico, foram a belíssima Igreja de São Francisco, construída em pelos franciscanos, a Igreja de São Pedro Gonçalves, onde foram encontrados restos da primeira Capela construída e a Casa da Pólvora que tem esse nome  porque antigamente guardava armas e hoje é um museu fotográfico, onde mostra fotos antigas de João Pessoa.

      Desse ponto, saímos em direção a Cabedelo, passamos pela orla de João Pessoa e de Cabedelo e vimos de longe os ninhos das tartarugas marinhas em Intermares.

       Em Cabedelo, visitamos o Porto marítimo e a Fortaleza de Santa Catarina, construída em pedra calcária, óleo de baleia e areia com o objetivo de defender o litoral da Paraíba. Vimos também em Cabedelo, um ponto importante: o marco 0 da BR 230, a Transamazônica que atravessa todo o Estado e vai até a região Norte do Brasil.

        Terminamos o passeio na praia fluvial do Jacaré onde assistimos ao belíssimo pôr-do-sol ao som do bolero de Ravel, complementado pela maravilhosa lua cheia.

 

Texto coletivo – 4º ano C

       



(2)Comentário(s)
Profra. Lila



 Às 09:21 h do dia 23/03/2009

Passeio pelas águas...

   
Dia 22 de março foi o dia mundial da ÁGUA. Precisamos refletir sobre nossas ações e como utilizamos esse líquido tão preciso. É isso que faremos ao longo do ano. Iremos aprender bastante coisas sobre a água e como utilizá-la com responsabilidade. 
 Clique na imagem acima para saber mais sobre o delicioso mundo das águas.
  

 
                
Não deixe de comentar no final! Beijinhos...

 


(9)Comentário(s)
Tia Lila



 Às 11:21 h do dia 26/03/2009

AMEI!!!!!!!!!!!!!!

   

Fiquei muito feliz e emocionada  ao ler o comentário de vocês. Adorei!!! Esse espaço é de todos.  Também é uma oportunidade de mostrar como se sentem e o que pensam. Mães, ex-alunos, alunos... Obrigada a todos. Continuem comentando. A participação efetiva de todos vocês dá sentido e norteia nosso trabalho.



(4)Comentário(s)
Prfª Lila



 Às 14:44 h do dia 28/03/2009

PESQUISANDO, DISCUTINDO, CONSTRUINDO...

   

  

 Incentivar a pesquisa e a leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança.  Através da pesquisa, ela faz descobertas, se familiariza mais com a leitura e sente-se protagonista da sua aprendizagem.Esse foi um dos objetivos que nos levou a biblioteca para oportunizar as crianças fazerem suas próprias descobertas sobre a Paraíba, de acordo com o tema que será trabalhado para a construção de um livro coletivo.Lá, as criança, divididas em grupos e utilizando instrumentos variados como livros, revistas, panfletos, computador, discutiram, levantaram hipóteses, construíram, desconstruíram e chegaram às suas próprias conclusões. Foi uma experiência muito enriquecedora. Foi incrível ver no rosto de cada aluno e aluna o entusiasmo a cada descoberta. Parabéns!!! Fiquei orgulhosa com o interesse e participação ativa de todos vocês. Não deixe de conferir na galeria o registro desse momento.

Clique aqui para ver nossa galeria de fotos!



(6)Comentário(s)
Profrª Lila



 Às 16:33 h do dia 23/04/2009

SEMANA DO LIVRO

   

O mês de abril é marcadao por importantes datas. Entre elas, a semana do livro. Abaixo registramos um pouquinho da história do livro. Vale a pena conferir.

ORIGEM E SIGNIFICADO DO LIVRO

Há evidências de que no terceiro milênio a.C.  os egípcios submetiam o caule de uma planta chamada papiro a um processo de corte, secagem, junção de camadas e umedecimento do qual resultava uma substância compacta. Depois de seca e polida, esta substância formava um conjunto de folhas, coladas em faixas largas, com altura máxima de trinta e sete centímetros, onde se podia escrever e desenhar. Para registrar a linguagem no papiro, os egípcios usavam uma espécie de junco cortado obliquamente e impregnado de uma tinta escura, feita à base de carvão vegetal e cola.
 

O PRIMEIRO LIVRO

A partir da segunda metade do século XV, surge o livro impresso. Os que foram lançados desde aquele período até o ano de 1500 são chamados  de incunábulos. O estudo dos incunábulos é hoje um capítulo da maior importância, especialmente pelo que nos revela sobre as técnicas de confecção. O  mais conhecido, e um dos primeiros e mais belos incunábulos, é a Bíblia de Gutenberg, a B-42, livro que inaugura, oficialmente,  a fundação da  imprensa no Ocidente.  Cada página é formada de duas colunas, contendo 42 linhas (daí ser conhecida pela abreviatura de B-42), impressas em gótico, no fraktur, a letra negra que se usava nos grandes manuscritos de luxo. Compreende o texto integral da Vulgata, de São Gerônimo, constando de dois volumes. Contém 1.282 páginas tecnicamente perfeitas. O impressor reservou espaços para o iluminador desenhar as letras ornadas: as iniciais e as cabeças de capítulos. Para que se tenha idéia do valor das B-42,  lembramos que, em 1926, um americano pagou 120 mil dólares por um  exemplar da Biblioteca do Mosteiro austríaco de Melk.

"A Arte do livro" em A Magia do papel (Porto Alegre: Riocell / Marprom, 1994)



(3)Comentário(s)
Profrª Lila



 Às 11:49 h do dia 30/04/2009

Descobrindo as paisagens paraibanas

   

Foi muito significativa a viagem que fizemos à Baía da Traição, uma das mais belas praias do nosso litoral Norte. Essa praia é tipicamente indígena. Ali se encontra a única reserva Potiguara do Brasil, onde vivem cerca de 12.000 índios, divididos em 26 aldeias.

Antigamente, entre a enseada e o aldeamento indígena, mais tarde  denominado  São  Miguel, existia uma grande lagoa  que era um verdadeiro mar de água doce, circundada por densa vegetação, em que predominava um imenso cajual.  Esta lagoa se comunicava com o oceano e era conhecida pelo nome de Acajutibiró, que segundo Francisco Leon Clerot, que foi um dos mais eficientes professores do Lyceu Paraibano e da Universidade Federal da Paraíba, também versado em tupinologia, pode ser traduzida como abundância de cajus. (http://www.catumbae.com.br/). Faz sentido, pois até hoje por onde se anda no aldeamento, encontra-se inúmeros cajueiros. Quanto ao nome atual, há divergência entre os estudiosos. Sabe-se apenas que houve uma traição por parte dos índios. O incerto se teria sido aos portugueses da 1ª expedição ao Brasil ou a frades franciscanos que ali se encontravam na época.

Na aldeia do Galego, fomos recebidos pelo cacique Antonio. Ali, os crianças tiveram a rica oportunidade vivenciar a dança da chuva - o Toré, conhecer o artesanato indígena, do qual sobrevivem atualmente os índios e algumas palavras em tupi. Foi muito importante esse contato, pois nos lembrou a importância desse povo guerreiro na nossa história e nos mostrou a necessidade de valorização da cultura e valores indígenas.

Da aldeia, seguimos até o antigo forte, em cima do monte Tambá, conhecido por lá ter atracado o italiano Américo Vespúcio. Lá, tendo uma visão privilegiada dos aspectos geográficos e do relevo da Baía, as crianças assistiram uma aula sobre tais aspectos.

O próximo ponto foi uma caminhada pela praia para observar as falésias. Além de aprenderem bastante sobre essas falésias, as crianças deram uma lição de consciência ambiental. Por onde passaram, não se conformavam em apenas observar e reprovar as atitudes maléficas do homem que jogam seu lixo na praia, mas encheram várias sacolas plásticas com esse lixo, que foi classificado e analisado em sala de aula.  Foi riquíssima a discussão sobre o tempo de decomposição de cada um, o levantamento de hipóteses pelas crianças de como alguns materiais teriam chegado à praia, o tempo provável que estariam lá, observando o estado de decomposição, entre outras coisas. Tudo devidamente registrado no caderno.

Foi encantador ver a o envolvimento das crianças com esse trabalho admirável!! Fica aqui uma lição para nós adultos, que ainda não temos essa consciência.    

É um momento de raro prazer, aprender sobre falésias vivas e mortas, erosão, relevo, vegetação litorânea, História e impactos ambientais vendo e sentindo essas paisagens, como aconteceu de cima do forte onde temos uma visão privilegiada da cidade, do relevo e da vegetação.

Foi maravilhosa nossa viagem. Juntar beleza, aprendizado e diversão não pode resultar em outra coisa que não felicidade e aprendizagem.

Estou muito orgulhosa de vocês, meus queridos amigos da natureza. Deram uma bela lição de cidadania e consciência ambiental. Continuem assim!!! Sinto-me bastante orgulhosa por estar fazendo parte da caminhada de vocês ao longo desse ano. PARABÉNS CRIANÇAS. FOI UMA AULA E TANTO! Continuem assim!

Clique aqui para visualizar nossa galeria



(3)Comentário(s)
Profra. Lila



 Às 11:23 h do dia 07/05/2009

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!

   
Mãe,

Que ao dar a benção da
vida,
entregou a sua...

Que ao lutar por seus filhos,
esqueceu-se de si mesma...

Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios...
Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito...

Que ao receber injustiças,
respondeu com seu
amor...

E que, ao relembrar o passado,
só tem um pedido:

DEUS, PROTEJA MEUS
FILHOS, POR TODA
A VIDA!

Para você mãe, um mais
que merecido:

Feliz Dia das
Mães!
Você merece!!!

Fonte Mensagens e Poemas
http://mensagensepoemas.uol.com.br/dia-das-maes/poema-para-a-mae-4.html 

 

FELIZ DIA DAS MÃES!!!!

É O QUE NÓS, DO QUARTO ANO, DESEJAMOS A TODAS AS  GUERREIRAS DESSE IMENSO PLANETA!!!



(5)Comentário(s)
Profra. Lila



 Às 08:42 h do dia 08/05/2009

Ortografia

   

 

Encontro as 8 palavras que apresentam problemas na escrita, clique e arraste para o quadro abaixo e depois faça o seu comentário.
 
 

 

 





 



(3)Comentário(s)
Lila



 Às 17:00 h do dia 16/05/2009

QUE BELO E EMOCIONANTE ESPETÁCULO!!!

   

 

Parabéns crianças!!!! Foi muito emocionante a representação da Paixão de Cristo feita por vocês. Arrasaram!!!!! Estou muito orgulhosa de vocês.

CILIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER AGALERIA DE FOTOS

 

 



(8)Comentário(s)
Profra. Lila



 Às 21:52 h do dia 28/05/2009

PARABÉNS CRIANÇAS!!!!

   

Oi crianças!!

Foi emocionante a coroação de Nossa Senhora realizada por vocês. Parabéns!!!! Foi lindo!!!!!!!

Clique na imagem abaixo para ver a galeria



(3)Comentário(s)
profra. Lila



 Às 00:15 h do dia 21/06/2009

Eita festa arretada!!!!!

   

 

 Esse ano foi feita uma merecida homenagem ao nosso querido estado, PARAÍBA, terra de muitos sons, de vários ritmos e cores. Terra de extremos e riqueza cultural. Terra do MELHOR SÃO JOÃO DO MUNDO e do maior inspirador do forró, nosso saudoso Jackson do Pandeiro.Pois é... foi numa festa “arretada” de boa, que comemoramos o São João do nosso Colégio. Foram lindas as danças... todas as crianças estão de parabéns. Até nós,  professoras entramos no arrasta pé, mostrando que a animação e a cultura estão no sangue do paraibano. EITA FESTA ARRETADA DE BOA! OXENTE!Parabéns crianças. Desejo a vocês umas férias maravilhoooooosas.... Vou sentir saudades, mas sei que o tempo passa rápido e logo estaremos juntinhos outra vez para mais uma etapa da nossa caminhada.Beijinhos doces... divirtam-se bastante!!!

                    Clique na imagem abaixo e confira alguns momentos

 



(4)Comentário(s)
Profra. Lila



 Às 12:37 h do dia 10/08/2009

PARABÉNS A TODOS OS PAIS DESSE IMENSO PLANETA!!

   

FELIZ DIA DOS PAIS!!!!!



(3)Comentário(s)
Profra Lila



 Às 13:55 h do dia 07/09/2009

BRASIL INDEPENDENTE!!!

   

QUADRO DO PARAIBANO PEDRO AMÉRICO RETRATANDO O GRITO DO IPIRANGA

 

 A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole..

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Fonte; http://www.suapesquisa.com/independencia/



(2)Comentário(s)
Profra. Lila



 Às 23:21 h do dia 09/09/2009

CONSTRUINDO OS ALTOS E BAIXOS DA NOSSA TERRA

   

Após vivenciar os altos e baixos do nosso estado através do turismo pedagógico e de aulas sobre as diferentes formas da nossa superfície, as crianças literalmente "botaram" a mão na massa e construíram com massinha, de acordo com suas descobertas, o relevo paraibano. Foi um trabalho enriquecedor, pois oportunizou aos alunos mostrarem na prática, os conhecimentos adquiridos.



(0)Comentário(s)
Profra. Lila



 Às 21:26 h do dia 15/09/2009

Descobrindo a Paraíba...

   

   Com o objetivo de vivenciar e realizar novas descobertas sobre assuntos abordados em sala de aula, como aspetos da geografia paraibana - clima, relevo e vegetação - e a rica cultura da nossa terra, realizamos mais uma viagem pedagógica. Dessa vez, visitamos três importantes cidades: Cabaceiras, Campina Grande e Areia.    

Em Cabaceiras, localizada no Planalto da Borborema, uma das regiões mais quentes da Paraíba, além vivenciar a vegetação da caatinga e suas especificidades, nos deliciamos com a indescritível beleza do Lajedo do Pai Mateus, um lugar de pedras caprichosamente esculpidas pela natureza e de uma beleza rara e única.     

Já em Campina Grande, considerada um dos principais pólos industriais e tecnológicos do Nordeste, tivemos a enriquecedora oportunidade de conhecer um dos orgulhos do nosso estado, o algodão colorido, produto exclusivamente paraibano e ecologicamente correto. Além desse produto, conhecemos outros importantes trabalhos desenvolvidos pela EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – (http://www.embrapa.br/) através de pesquisas científicas com o mamona, o amendoim, entre outros produtos agrícolas.     De lá, partimos em direção à cidade histórica de Areia. Nessa bela cidade, além de ampliarmos os conhecimentos sobre os assuntos citados acima, visitamos a casa do ilustre artista plástico Pedro Américo, o primeiro teatro da Paraíba - o Minerva - o funcionamento de um engenho, além de outros conhecimentos importantes para a aprendizagem das crianças.    

Campina Grande e Areia estão localizadas na mesorregião do Agreste a uma altitude média de 552m 630m, respectivamente. Este aspecto justifica o clima frio dessas cidades.        

Confira nossa galeria de fotos e confira as encantadoras paisagens da nossa terra.  



(4)Comentário(s)
Profra. Lila



 Às 20:56 h do dia 18/09/2009

Descobrindo mais um pouco da Paraíba...

   

    Visando ampliar os conhecimentos já adquiridos pelas crianças em relação ao nosso belo estado, estamos sempre oportunizando uma aprendizagem mais atraente e prazerosa através de aulas virtuais, onde os nossos alunos podem ver e ouvir sobre assuntos relacionados a aspectos trabalhados durante o ano e farão parte da Mostra Paraíba, no final do ano. Assuntos como turismo, artesanato, indústria, cultura, relevo, vegetação e história, são enfocados de forma clara e dinâmica. Confira algumas fotos de um desses momentos. 

  
  



(0)Comentário(s)
Profra Lila



 Às 10:49 h do dia 14/10/2009

FELIZ DIA DAS CRIAAAAAAAAAANÇAS!

   
AMO CADA UM DE VOCÊS, MEUS ALUNOS E ALUNAS,
QUE FAZEM PARTE DO MEU DIA-A-A DIA!!!!
QUE DEUS ILUMINE SEMPRE OS SEUS CAMINHOS.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA CONFERIR AS FOTOS
DA NOSSA FESTA MARAVILHOOOSA.


(5)Comentário(s)
Profra. LIla



 Às 09:55 h do dia 16/11/2009

MOSTRA PARAÍBA!

   

   Com uma geografia única nas Américas, uma história quatrocentenária e uma variada e rica cultura, a Paraíba é um Estado deslumbrante, cheio de belezas e encantos. Num recanto bonito do Brasil sorri nossa capital, João Pessoa, a segunda cidade mais verde do mundo e o terceiro centro urbano mais antigo do país.      É em João Pessoa, na Ponta do Seixas, que recebemos a primeira visita nas Américas, do nosso astro maior, o Sol. Todos esses encantos, atrativos e belezas, aliados à culinária diversificada e saborosa, ao artesanato criativo, a seus filhos ilustres e a cultura, faz da Paraíba um dos lugares mais atraentes e tranqüilos do país. O estudo dessas riquezas do estado suscitou em nós, alunos e professoras do 4º ano do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, o desejo de socializar o conhecimento por nós resignificados, através de uma mostra cultural.

    Esperamos, com isso, resgatar as nossas raízes e despertar o interesse de crianças e adultos em conhecer melhor o nosso encantador Estado.

Clique no convite abaixo e veja a nossa programação



(2)Comentário(s)
Profra. Lila



 Às 09:07 h do dia 03/12/2009

E-book

   


(1)Comentário(s)
Lila



 Às 19:23 h do dia 04/12/2009

PARAÍBA, PORTA DO SOL...

   

 

    

  

                     NOSSA GALERINHA                                        NOSSA BANDEIRA

             Com uma geografia única nas Américas, uma história quatrocentenária e uma variada e rica cultura, a Paraíba é um Estado deslumbrante, cheio de belezas e encantos. Num recanto bonito do Brasil sorri nossa capital, João Pessoa, a segunda cidade mais verde do mundo e o terceiro centro urbano mais antigo do país. É em João Pessoa, na Ponta do Seixas, que recebemos a primeira visita nas Américas, do nosso astro maior, o Sol. Todos esses encantos, atrativos e belezas, aliados à culinária diversificada e saborosa, ao artesanato criativo, a seus filhos ilustres e a cultura, fazem da Paraíba um dos lugares mais atraentes e tranqüilos do país. O estudo dessas riquezas do estado suscitou em nós, alunos e professoras do 4º ano do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, o desejo de socializar o conhecimento por nós resignificados, através de uma mostra cultural.

Esperamos, com isso, resgatar as nossas raízes e despertar o interesse de crianças e adultos em conhecer melhor o nosso encantador Estado.

                          PARABÉNS CRIANÇAS!!!  ESTOU ORGULHOSA DE VOCÊS!!!

Para conferir um pouco do resultado desse trabalho, clique na imagem abaixo. 
                                                                  
PONTO MAIS ORIENTAL DAS AMÉRICAS - JP


(1)Comentário(s)
Profra Lila



 Às 19:34 h do dia 11/12/2009

QUE ESPETÁCULO!!!!

   

OLÁ GALERINHA!!!! VOCÊS DERAM SHOW NO TEATRO. PARABÉNS!!!!! ESTOU ORGULHOSA DE VOCÊS.

UM BEIJO  DOCE NO CORAÇÃO. ADORO CADA UMA DE VOCÊS.

 

  
  
  
  
  



(1)Comentário(s)
Profra. LIila



 Às 18:45 h do dia 15/12/2009

UM FINAL DE ANO MARAVILHOOOOOOOOOOOOOOSO A TODOS!

   


(3)Comentário(s)
Profra. Lila



 Galeria
:: 1º DIA
:: 22/02/2009
:: Veja galeria
::


:: CAPACITAÇÃO
:: 27/02/2009
:: Veja galeria
::


:: INFORMATICA_LILA
:: 07/03/2009
:: Veja galeria
::


:: CITY TOUR_4ºano
:: 14/03/2009
:: Veja galeria
::


:: BIBLIOTECA_LILA
:: 29/03/2009
:: Veja galeria
::


:: BAIA_LILA
:: 26/04/2009
:: Veja galeria
::


:: TEATRO
:: 16/05/2009
:: Veja galeria
::


:: COROAÇAO 4º ANO
:: 28/05/2009
:: Veja galeria
::


:: MEIO AMBIENTE
:: 13/06/2009
:: Veja galeria
::


:: Eita festa boa!!!!!
:: 22/06/2009
:: Veja galeria
::


:: VIAGEM_4ºA
:: 12/09/2009
:: Veja galeria
::


:: ALPARGATAS 4ºC
:: 24/09/2009
:: Veja galeria
::


:: CRIANÇAS_L
:: 17/10/2009
:: Veja galeria
::


:: MOSTRA PARAÍBA
:: 08/12/2009
:: Veja galeria
::




topo