Ciranda das Parlendas e Advinhações - A
Sexta, 18 de Abril de 2014
Projetos

Blogs
Blog Infantil III A - Jane - 2008

Links

Histórico

 Às 14:49 h do dia 25/03/2008

CIRANDA DAS PARLENDAS E ADIVINHAÇÕES

   

 Esta semana iniciamos as atividades referentes ao projeto Ciranda das Parlendas e Adivinhações, que tem como objetivo vivenciar a cultura popular, incentivando o desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita. Nesse sentido as crianças verbalizaram o que sabiam sobre adivinha, conheceram o conceito sobre o que venha a ser uma adivinha e citaram algumas que já conheciam.

Tia Jane



(0)Comentário(s)
TIA JANE



 Às 16:01 h do dia 15/04/2008

As adivinhas e suas origens

   

AS ADIVINHAÇÕES SÃO TEXTOS CURTOS, GERALMENTE ENCONTRADOS NA FORMA DE PERGUNTAS E SERVEM PARA DIVERTIR, PROVOCAR CURIOSIDADE E DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO.

A origem das adivinhas é muito antiga. A adivinha é uma forma literária estrutura desafiadoraque tem a  desses antigos enigmas. Deve ser encarada como uma brincadeira que é tal como os contos tradicionais infantis, especialmente orientados para o desenvolvimento das capacidades mentais das crianças. De fato, a adivinha é uma forma de ginástica mental. Como os outros jogos educativos, têm necessariamente, o sentido de competição e de vitória. Mas, neste caso, a vitória e o prazer conquistam-se pelo descobrimento do sentido das palavras, quando se compreende a lógica da adivinha.Em resumo, o uso das adivinhas, como forma de convívio social entre adultos e crianças, desenvolve nesta a disciplina, o raciocínio e aumenta a agilidade mental, desenvolvendo a observação imaginativa. As tradições e jogos populares podem ser aproveitados para a educação. Se quisermos uma educação de qualidade, é preciso lembrar que não se aprende bem sem desenvolver a memória e as capacidades do espírito. Se tirarmos o prazer de brincar enquanto se aprende dificultaremos o desenvolvimento da capacidade para ler, no futuro, os textos escolares. Por isso a importância das crianças brincarem, contem e leiam histórias devidamente explicadas.Afinal, a leitura é um prazer que também se ensina.  

 
 



(0)Comentário(s)
TIA JANE



 Às 15:15 h do dia 14/05/2008

A importância das Adivinhas

   

  
  

A adivinha é uma forma literária que tem a estrutura desafiadora desses antigos enigmas. Deve ser encarada como uma brincadeira que é tal como os contos tradicionais infantis, especialmente orientados para o desenvolvimento das capacidades mentais das crianças. De fato, a adivinha é uma forma de ginástica mental. Como os outros jogos educativos, têm necessariamente, o sentido de competição e de vitória. Mas, neste caso, a vitória e o prazer conquistam-se pelo descobrimento do sentido das palavras, quando se compreende a lógica da adivinha.

Em resumo, o uso das adivinhas, como forma de convívio social entre adultos e crianças, desenvolve nestas a disciplina, o raciocínio e aumenta a agilidade mental; desenvolvendo a observação imaginativa. As tradições e jogos populares podem ser aproveitados para a educação. Se quisermos uma educação de qualidade, é preciso lembrar que não se aprende bem sem desenvolver a memória e as capacidades do espírito. Se tirarmos o prazer de brincar enquanto se aprende dificultaremos o desenvolvimento da capacidade para ler, no futuro, os textos escolares. Por isso é importante que as crianças brinquem, contem e leiam histórias, devidamente explicadas.

     Adivinha na Educação Infantil   

Bibliografia: Fonseca, Victor da – O Livro das Adivinhas, 9ª ed., Lisboa, Editorial Notícias; Moutinho, José Viale – Adivinhas Populares Portuguesas. Lisboa Editorial Notícias.


 



(1)Comentário(s)
TIA JANE



 Às 09:23 h do dia 21/10/2008

PARLENDAS

   

 

 

DEFINIÇÃO:AS PARLENDAS SÃO CONJUNTOS DE PALAVRAS COM ARRUMAÇÃO RITMÍCA EM FORMA DE VERSOS, QUE PODEM RIMAR OU NÃO. GERALMENTE ENVOLVEM BRINCADEIRAS, JOGOS OU MOVIMENTO CORPORAL, ALÉM DE ENSINAR BRINCANDO.

  

          



(0)Comentário(s)
Tia Jane



 Às 09:40 h do dia 21/10/2008

A importância das Parlendas para a Aprendizagem

   

     A PARLENDA faz parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e é transmitida oralmente através das gerações. Como toda manifestação folclórica, com o passar do tempo vai sendo reconstruída, apresentando variações, dependendo da região. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.As parlendas apresentam-se como recurso para a leitura “lúdica” (os jogos) e para a introdução da parlenda no mundo da leitura. Contém de certa forma, um enunciado lúdico pedagógico pela sua forma, ritmo, desenvolvendo o aspecto psicossocial da criança, pois a sua linguagem é simples e atraente.

     Em contato com as parlendas as crianças poderão dar os primeiros passos para a comunicação verbal.Ver-se dessa forma que, ao trabalhar “as parlendas” em sala de aula, o professor coloca a criança em contato com o saber popular, esse popular que muitas vezes é imprescindível no avanço da literatura infantil, pois, muitos dos clássicos da Literatura Infantil “nasceram do meio popular ou em meio culto para depois se popularizarem em novas adaptações”. (Nelly Novaes Coelho; p 20, 1982.)Fica evidente que parlendas, podem ter um papel importante no processo de alfabetização, não só pela sua familiaridade com o discurso da criança, mas também porque permite a ela a conquista da linguagem.O uso lúdico das parlendas ajuda as crianças a serem mais criativas, desinibidas, inteligentes, além de desenvolver sua dicção e aprendizagem geral.

(Texto extraído da Internet)



(4)Comentário(s)
Tia Jane



 Galeria
:: ADIVINHAS INFANTIL III - A
:: 15/04/2008
:: Veja galeria
:: Veja nossos trabalho de ADIVINHAS do Projeto de Leitura.


:: PARLENDAS COM INFANTIL III - A
:: 15/08/2008
:: Veja galeria
:: Agora estamos trabalhando com as PARLENDAS para nosso Projeto de Leitura.




topo