Blog 5º Ano C - Liz Helena
Quarta, 23 de Abril de 2014
Projetos

Blogs
Projeto: Uma viagem pelo Brasil de Portugal?!!!

Links

Histórico

 Às 18:40 h do dia 07/03/2008

Uma tarde especial!!

   

Essa pegadinha é para você. Se souber responda! Por que será  que só percebemos  o quanto a escola é boa quando estamos de férias? Já pensou  que nesse momento sentimos falta até dos deveres, das aulas?! Imagine  a lembrança das brincadeiras e amigos!!!  Ai que saudade gostosa !!!

Mas  que bom que as férias têm  data marcada para acabar. Concorda? Se concorda sente que o primeiro dia de aula é algo tão esperado. Então pensamos essa tarde de reencontro com muito carinho. Você lembra da música que cantamos e dramatizamos? Acho que já esqueceram. Alguns alunos não viveram conosco esta tarde especial, mas hoje já fazem parte do nosso grupo de bons amigos. Separei alguns daqueles bons momentos só para você!!! Agora é só matar a saudade.



(2)Comentário(s)
Profª Liz Helena



 Às 08:40 h do dia 07/05/2008

História em quadrinhos

   

 

[CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA VIZUALIZAR MAIOR]

 

Nicole escolheu uma história em quadrinhos bem bacana sobre os números. Leia, divirta-se e aprenda.

Nicole, fico muito feliz quando vocês se interessam pelos conteúdos estudados em sala. Eu li a história e gostei bastante, pois é divertida e trouxe informações importantes.

Parabéns!! Beijos!!



(2)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 08:46 h do dia 07/05/2008

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

   

Leia o texto abaixo e reflita sobre a "luta" das mulheres que viveram bem antes de você. Sabia que muito da liberdade que eu, sua mãe, você, enfim nós  mulheres curtimos  foi conquistada com muita luta?! Então é sempre bom lembrar que ir ao shopping, estudar, direito ao voto, escolher com quem casar, praticar esporte, vestir-se do jeito que gosta...Hoje é algo tão comum, mas nem sempre foi assim!! Então é importante aproveitar o dia 8 de março para fazermos uma saudação a essas corajosas MULHERES e também  lembrarmos que muito ainda precisa ser feito para que o preconceito contra a mulher não atrapalhe a nossa vida.

Há cerca de cem anos, as mulheres mais pobres necessitavam trabalhar em fábricas para ajudar suas famílias, muitas vezes com salários inferiores aos dos homens.

Já as mulheres que não precisavam trabalhar eram proibidas de sair de casa desacompanhadas e eram obrigadas a casar com quem não queriam. Elas quase não podiam freqüentar a escola, eram obrigadas a se vestir do jeito que seu pai ou marido ordenasse, não tinham direito a ter uma profissão fora do lar, ficando restritas ao espaço doméstico, não tinham direito de administrar seus bens.

Nessa época, as mulheres não tinham direito a votar nem a serem votadas. As casadas não podiam fazer quase nada, nem sequer viajar sem a autorização do marido, considerado o único responsável pela família.

Jaime Pinsky (org). 12 faces do preconceito. São Paulo: Editora Contexto, 1999. p13-14

A brasileira do início do século era pouco alfabetizada e cuidava da casa e dos filhos - muitos filhos. Na década de 30, essa mulher e suas filhas conquistaram o direito de votar. Nessa época, foi aprovado o voto feminino sem restrições.

Atualmente, de cada dez mulheres brasileiras adultas, quatro trabalham fora de casa. Contudo, elas continuam recebendo menos que os homens.

As mulheres atuais também aumentaram seu acesso à escola. Em alguns níveis de ensino, o número de mulheres é maior do que o de homens.

A responsabilidade pelas famílias também mudou. Hoje, de cada quatro mulheres, uma tem a mulher como responsável.

Dados do Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). In: Folha de S. Paulo. São Paulo, 30 de setembro de 2003. Especial "O Brasil do século 20", p.23.



(0)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 09:06 h do dia 07/05/2008

Biografia sobre Darcy Ribeiro

   

Leia o texto e conheça um pouco sobre a vida desse brasileiro.

Realizamos no 1º bimestre a leitura de alguns textos escritos por Darcy Ribeiro. Então para que você conheça um pouco sobre a vida e trabalho desse antrópologo leia sua biografia.



(0)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 09:11 h do dia 07/05/2008

Visita ao Engenho Uruaé e Museu do Homem de Perna

   

 

No dia 13 de abri realizamos uma importante visita ao Engenho do Uruaé(casa grande e senzala) e ao Museu do Estado de Pernambuco. Durante o dia tivemos oportunidade de conhecer, através dos ambientes, móveis, instrumentos, um pouco da cultura do homem branco, negro e índio. Confira momentos  dessa aula-passeio/estudo através de fotos e relatos dos alunos que participaram desse momento.



(1)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 09:21 h do dia 07/05/2008

Seminário sobre Descoberta do Brasil

   

 

Tati, primeiro quero parabenizar-te por tudo que você aprendeu e viveu durante o estudo e construção do material sobre a Descoberta do Brasil e a vida dos índios.Gostei bastante da dramatização, do livro sobre a vida dos índios e apresentação que você realizou sexta-feira(18/04).

Letícia e Maria Augusta, vocês estão de parabéns pela dedicação. Estou orgulhosa de vocês. É muito bom conviver com pessoas cheias de Amor e Amizade com o  próximo.

Beijos!!

Confiram a galeria de fotos que marcaram um pouco esse momento.



(0)Comentário(s)
Prof. Liz e Jacira



 Às 08:12 h do dia 14/05/2008

Agradecimento

   

 

Para refletirmos  sobre o uso da matemática em nosso dia-a-dia recebemos a visita de Carla (engenheira civil), mãe de Maria Augusta.
Foi um momento significativo, pois as crianças tiveram a oportunidade de reconhecer a importância das figuras geométricas ( quadrado, retângulo, triângulo) na confecção das plantas de casas, edifícios; também aprenderam como medir área e perímetro de um determinado ambiente (a sala de aula foi tomado como exemplo).

Carla, agradecemos o carinho e conhecimento que você dedicou a gente!!! Beijos!!!




(0)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 08:26 h do dia 14/05/2008

Homenagem ao DIA DAS MÃES

   

O QUE É UMA MÃE?

Para mim uma mãe é a melhor pessoa do mundo ou melhor do universo. Ela sempre nos ajuda quando nós precisamos,quando temos dúvida na tarefa de ela nos ajuda e faz várias outras coisas legais.Além de tudo isso ela também é nossa melhor amiga, pois nos ajuda a fazer amigos, a estudar e passar de ano ou você acha que é a toa as dúvidas que você tira com sua mãe ?!!
Martina Sales

Uma mãe é aquela que cobre seus filhos com uma manta especial, é aquela que chora junto dos seus filhos, é aquela que acalenta, é aquela que da conselho a todos, é aquela mulher muito especial, ela é especial porque sofreu a dor do parto para botar seu filho no mundo.
Temos que agradecer todos os dias por termos nossa mãe, nosso pai, avô, avó, enfim toda família, porque eles são os nossos tesouros, nossa vida.Temos que valorizar a eles e principalmente a nossa mãe, porque tenho certeza que tem mãe que pega no pé, outras são meigas, as que pegam no pé sempre é para o nosso bem; já as mais meigas podem ser, mas têm que ter um pouco de cuidado para os filhos não começarem a querer mandarem nela.
Tudo que nossas mães falam é para o nosso bem. AME MUITO SUA MÃE.
Nair Clerot
 

 

Mãe é aquela em que Deus colocou aos seus ombros a missão de criar personalidades...
Mãe! Mulher, amiga e também especial... Adoram os seus filhos, mas às vezes para não passar vergonha botam eles para fora da sala de visitas. Mãe repreende quando o filho está errado, apesar de dizer que doe mais nelas do que neles.
Mesmo não tendo muito tempo ela é dedicada! Quando os filhos crescem nem ligam para suas mães elas ficam um pouco angustiadas por eles não valorizarem toda aquela dedicação.Apesar de tudo para elas os seus filhos serão sempre bebês.
Gabi

Entre a compostura da maturidade há uma belíssima criatura chamada mãe. embora se apresente em tamanhos, pesos e cores sortidos, todas as mães têm o mesmo credo: aproveitar cada segundo de cada minuto, de todos as horas, de todos os dias com suas famílias.O amor, a ternura, a compreensão é sua única arma.
Mães são encontradas em todas as partes: cozinhando em, lavando na, cuidando dos filhos quando, tomando banho na.
Uma mãe é a Verdade cuidando dos filhos, a Beleza cozinhando, a sabedoria limpando a casa, a Esperança do futuro se arrumando.
Raphaella

  
 



(0)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 13:22 h do dia 09/06/2008

DESAFIOS MATEMÁTICOS

   

Resolver situações-problemas pode ser uma atividade bastante agradável. Principalemente quando se tem a liberdade de criar saídas inteligentes e diferentes.

Procure resolver as situações propostas à sua maneira. Não existem fórmulas prontas para resolver situações. Você deve deixar seu raciocínio encaminhar livremente a solução.

DIVIRTA-SE COM A MAGIA DA MATEMÁTICA...

[CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR OS DESAFIOS MATEMÁTICOS]

 

[CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR OS DESAFIOS MATEMÁTICOS]

[CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR OS DESAFIOS MATEMÁTICOS]

 BEIJOS!



(0)Comentário(s)
Tia Liz



 Às 10:19 h do dia 01/07/2008

Oficina de quadrinhos

   

Ler histórias de quadrinhos é algo que as crianças gostam muito. Quem já não se divertiu com as aventuras e armações de Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Riquinho( é do meu tempo)!? Então agora  é sua vez de criar seu personagem e escrever sua história. Para nos ajudar nesse trabalho recebemos a ajuda do cartunista e desenhista da tv. Cabo Branco, William Medeiros. Nesse momento ele nos falou sobre a origem das histórias em quadrinhos e depois cada aluno teve a oportunidade de criar seu próprio personagem. Confira alguns desses momentos. Quem não compareceu nesse primeiro encontro  terá no segundo semestre a oportunidade de participar de outra oficina de desenho. Todos essas atividades fazem parte do nosso Projeto de História.

                                                     



(0)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 10:39 h do dia 01/07/2008

Comemorando o São João

   

 

A chegada o mês de junho é para nós que somos nordestinos, sinônimos de festas.Então para vivermos esse momento nos preparamos enfeitando a casa, escolhendo a melhor roupa matuta, comprando ou fazendo as comidas típicas da época (canjica, pamonha, pé-de-moleque, mungunzá, cocadas...), reunimos os amigos e alegramos a festa com muito forró.

E na escola não é diferente. Chega junho e os alunos começam a perguntar sobre os nossos ensaios. Então escolhemos a música e com a ajuda da Prof. Márcia os ensaios começaram. Nossa dança ficou linda, pois todos estavam alegres, muito bem caracterizados e entusiasmados em viveciarem esse momento tão rico para cultura do povo brasileiro. Parabéns a todos!! Foi linda nossa festa!!! Confira alguns momentos do nosso São João na galeria de fotos.



(0)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 10:57 h do dia 01/07/2008

Boas férias

   

 

Queridos alunos,

Desejo que vocês vivam esse mês de férias com muita saúde, paz e alegria.

Sei que é momento de brincadeira, passeios, filmes e aconchego nesse friozinho gostoso. Mas, mesmo assim, coloquei essas atividades para aqueles momentos que você, com certeza, sentirá saudades da escola.

Muitos beijos!!!!



(0)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 11:08 h do dia 13/08/2008

Oficina de Quadrinhos - Parte II

   

   Segunda-feira, 11/08, recebemos a visita de Leni. Ela é artista plástica e passará essa semana conosco para ministrar uma oficina onde praticaremos algumas técnicas de desenho. Essa atividade pedagógica tem como objetivo que cada criança,ao londe desse 2º semestre, consiga criar e desenhar seus personagens que farão parte dos textos que publicaremos, no final do ano, na forma de um livro. Então bons desenhos!!!! 

 

 



(0)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 12:39 h do dia 16/09/2008

Conhecendo a estação de tratamento de Gramame

   

 

 

Água é fonte de vida;água pura é fonte de saúde.Bem tão precioso,Água, precisamos que coloquemos toda nossa consciência a seu favor.Usá-la com equilíbrio é nosso desafio hoje.Pois nós brasileiros sempre a tivemos em abundância.
E dando continuidade ao estudo sobre esse tema visitamos a estação de tratamento para  acompanhar todo o processo de limpeza que água passa até chegarmos em nossa casa.



(0)Comentário(s)
Prof. Liz



 Às 14:55 h do dia 27/10/2008

Dias das crianças

   

                O mês de outubro é bastante esperado pela criançada, pois é motivo para presentes e brincadeiras. Ser criança é algo especial: sempre dispostos a correr, pular, dançar, enfim movimentar-se. Pensando nisso e  respeitando o seu direito de ser criança  reservamos os dias, 13 e 14/10, para que, juntos com amigos, passassem momentos de desconcentração. Foi tudo muito divertido!

                As "minhas" moças e rapazes deixo a  recordação desses dias bem agitados ( ver fotos), pois no 6º ano vocês participarão dos Jogos internos.Então desejo a você que o espírito de competição seja aliado  do Sorriso, Alegria e Beleza de poder participar do que a Vida lhe oferece. 

                                                                                          Muitos beijos e sorriiiiiisos!!!!



(0)Comentário(s)
Prof. Liz Helena



 Às 10:58 h do dia 17/11/2008

"Doce Novembro"

   

 

O mês de novembro está sendo especial. Primeiro vivenciamos a 1ª Eucaristia, quem participou (alunos, familiares e amigos) foi presenteado com uma pregação maravilhosa de Padre Rui,pessoa  preenchida com o amor de Deus; e maravilhosa participação dos alunos. Aqui deixo minha homenagem a Dinha, Ir. Elivânia e Ir.Angelina por tudo que conseguiram realizar junto aos alunos e familiares.

O domindo (09/11) foi para arrumamos nossas malas, pois segunda- feira viajaríamos para Natal. Lá vivemos momentos de brincadeiras, alunos(as) fizeram novas amizades, compramos lembraças para os nossos amores que ficaram em João Pessoa ( mãe, pai, irmão) e o mais importante realizamos nossa aula prática na Usina eólica e na escola das dunas(ecossistemas). Confira alguns dos momentos visitando a galeria de fotos.

Agora estamos nos últimos preparativos(ensaios) para a apresentação da peça no dia 13/12. Conto com sua participação.



(0)Comentário(s)
Profa. Liz Helena



 Às 13:12 h do dia 19/11/2008

Mensagem de agradecimento

   

 

 

 

Como passou rápido! Tenho a sensação que ficou muito a fazer. Mas meu encontro com você - Rosinha, Nair, Sancha, Raphaella, Franco, Miguel, Martina, Dani, Gaby, Silvinha, Rayanne, Kadja, Natasha, Petra, Nicole, Tati e Maria Augusta- está terminando. Desde o primeiro momento sabemos que nossa convivência diária tinha  dia para começar e terminar. Com essa regra estabelecida acho que fica mais fácil dizer "Até logo".

Desejo que cada aluno e família que tenha compartilhado comigo desse ano letivo tenha conseguido perceber o meu desejo de contribuir para a formação acadêmica e pessoal de cada aluno.

Como disse no início sinto que muito ainda precisa ser feito, mas acho que alcaçamos alguns bons resultados ( bons leitores e escritores, pessoas que reconhecem que o respeito, a verdade e a tolerância são ingredientes fundamentais na construção de boas amizades).

Então é chegada a hora de agradecer aos pais por nos "entregarem" e confiarem, a nós educadores Lourdinas, seu bem mais precioso; e as crianças por estarem sempre disponíveis e motivadas a realizarem nossos projetos educativos. Sem você pai, mãe e aluno isso não era possível. Juntos somos mais. Agradeco também a todos gestos de carinho e atenção (sorrisos, abraços, recadinhos de amor) que recebi. O amor da criança e a participação do aluno  é o combustível do professor.

Desejo que Deus presentei cada aluno, e família que o  abriga, a vivenciarem o Poder e as Bênçãos do Amor no seu dia- a - dia  de filhos e pais. 

Logo abaixo deixei uma leitura legal para você. Leia e divirta-se!!!



(0)Comentário(s)
Profa. Liz Helena



 Galeria
:: Oba! Hoje vou à escola!!!
:: 21/01/2008
:: Veja galeria
:: Nosso primeiro dia de aula.


:: Projeto de história / Aula-passeio
:: 13/04/2008
:: Veja galeria
:: Visita ao engenho Uruaé (casa-grande e senzala) e museu do estado de Pernambuco.


:: Legal!! Recebemos visita!!
:: 16/04/2008
:: Veja galeria
:: Karla, mãe de Maria Augusta, conversou conosco sobre o uso da matemática em seu dia-a-dia.


:: Seminário de Tati
:: 18/04/2008
:: Veja galeria
:: Momentos da apresentação,de Tatiane,sobre os índios e descoberta do Brasil.


:: Dia das Mães
:: 09/05/2008
:: Veja galeria
:: Homenagear as Mães é algo que as crianças fazem com muito Amor e Entusiasmo.


:: Viva o São João!!!!
:: 14/06/2008
:: Veja galeria
:: Sua alegria e entusiasmo deu um brilho especial a nossa festa junina.


:: Oficina de desenho - 2º parte
:: 13/08/2008
:: Veja galeria
:: Confira alguns dos momnetos do encontro com Leni.


:: Água pura .Fonte de vida!!!
:: 22/09/2008
:: Veja galeria
:: Visita a estação de tratamento de Gramame.


:: Dias de diversão
:: 05/11/2008
:: Veja galeria
:: Curta alguns momentos alegres dos dias 13 e 14/10.


:: " Doce Novembro"
:: 26/11/2008
:: Veja galeria
:: Momentos vividos em Natal




topo