Maternal 2018

A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.

As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos.

No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e como o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.

A educação é o cuidado na primeira infância é de fundamental importância pois a medida que a criança esta se desenvolvendo o celebro também que desenvolve e é a hora mas propicia para a aprendizagem pois é nesta época da infância que fica registrado na criança a sua trajetora escolar pois e a parti do maternal que se tem um visão da escola que ficara registrado pra sempre na criança. SegundoWallon, a educação infantil atende as nescidades das crianças nos planos afetivos, cognitivos e motores, promove o seu desenvolvimento em todos os níveis.

Pensando no desenvolvimento dos nossos alunos, O Colégio Lourdinas realiza atividades diárias para trabalhar os planos afetivos, cognitivos e motores. Confira alguns deles abaixo:

 

  • Aprender brincando, no Lourdinas é assim: O MATERNAL ao encaixar o macarrão no palito, desenvolve a coordenação motora fina, concentração, visão e o tato. “Mais uma atividade onde nossas crianças aprendem brincando!”

 

  • Através da pintura as crianças descobrem um mundo cheio de cores, formas,linhas e sentimentos, imaginação e simbolizam experiências. No maternal é assim tudo colorido

 

  • Os alunos do maternal, saborearam nessa tarde uma deliciosa vitamina de ABACATE e o mais importante: ajudaram no preparo.

 

 

  • A leitura na educação infantil: A importância de incentivar desde cedo o contato com os livros e o mundo da imaginação, no MATERNAL visitamos sempre nossa biblioteca.

 

  • O parquinho de areia é um lugar para brincar, é um espaço para desenvolver habilidades motoras e sociais que serão usadas pelas crianças ao longo da vida.

 

Entrar em contato pelo facebook